Polícia descobre local para adulteração de combustíveis em Itaquaquecetuba

A polícia descobre local para adulteração de combustível em Itaquaquecetuba, em Embu das Artes, na Região Metropolitana de São Paulo na quinta-feira (11).

O local no Jardim Carine, em Itaquaquecetuba, estava completamente planejado para adulteração de combustíveis e até um laboratório foi encontrado.

A estrutura do local conta com  tanque aéreo para armazenamento, tubulações que é possível realizar a mistura entre os produtos, caixas para transportar líquidos e um pequeno laboratório, que deveria ser usado para fazer a comparação na qualidade.

Segundo a polícia o local era utilizado usado para adulterar combustíveis.

A delegada Rafaela Aparecido Acedo concedeu uma entrevista onde explicou:

“Tivemos informações que indivíduos estavam transportando combustíveis com forte suspeitas que são subtraídos dos dutos da Petrobras. Seguimos os caminhões e chegamos a esse local onde constatamos que é feita a adulteração de combustíveis”.

Após uma prisão por tráfico de drogas há seis meses as investigações começaram em Embu das Artes e a polícia descobriu que uma parte da quadrilha estaria envolvida com adulteração e furto de combustíveis.

Ao chegar  no local a polícia encontrou três caminhões tanque estavam no local carregado e pronto pra distribuir o combustível adulterado e sete pessoas foram detidas.

A descoberta da base de adulteração acontece exatamente quando o governo do estado anuncia que vai caçar o registro dos postos que forem flagrados vendendo combustíveis adulterados.

Ao realizar a verificação da qualidade foi constatado  que o combustível estava adulterado.

Quer aprender a realizar análise de combustível? Participe  da próxima turma

Agora as investigações continuam para saber para quais postos o combustível seria enviado.

Ela disse ainda que seis homens foram presos em flagrante e levados para o 1º DP de Embu das Artes.

A adulteração de combustíveis pode ser feita com as análises:

No álcool o etanol, uma das adulterações é a venda do “álcool molhado” no lugar do etanol hidratado. O “álcool molhado” é a mistura de etanol anidro, que é misturado à gasolina, com água.

E como você identifica?  Acesse e leia Metanol não é etanol Análise de Combustível ANP

Já na gasolina que tem o teor de etanol na gasolina é de 27%, mas em alguns casos o produto é encontrado fora da especificação por apresentar quantidade inferior a 26% ou acima de 28%.

Já te explico! Ao realizar a análise o teste tem um erro de mais um  ponto percentual ou menor um ponto percentual. Então se hoje eu fizer a análise é encontrar o resultado de 26% a amostra está dentro dos padrões. O mesmo ocorre se o resultado estiver em 28%.

Mas o grande problema é quando a gasolina é comercializada fora das especificações, apresentando percentual de etanol acima do permitido ou até é a presença de solventes.

Tem dúvida, pede o teste. O testes de Metanol ainda não estão sendo realizados pelos postos, mas a adulteração é comum.

Agora você que tem um carro que funciona com óleo diesel, deve ficar atento. Pois os carros fabricados após janeiro de 2012 só podem abastecer com S10.

Hoje é comercializado S10  que possui a cor amarela e S500 que possui cor vermelho e ambos possuem em seu teor 8% de biodiesel, o que não muda o aspecto do combustível nem interfere em nada no funcionamento do motor.

Em muitos casos ocorre uma contaminação, devido a falta de manutenção dá uma olhadinha no vídeo que encontraram em um posto. T

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *