Furto de gasolina em posto
Quando pensamos que já vimos de tudo, após o furto de gasolina em dutos da TRANSPETRO, somos surpreendidos, mais uma vez.
No dia 10 de maio, o furto de gasolina foi descoberto em um posto da cidade de Santo Ângelo.
Para puder furtar gasolina um jovem preparou o carro, retirando o piso do carro, e camuflando com um tapete.
Entenda o furto de gasolina no Rio Grande do Sul
O responsável pelo furto, estacionava o carro sobre o tanque de combustível e após levantar o tapete do veículo e abria a boca do Tanque.
Como o posto aparentemente não fechava a descarga após o recebimento de combustível, pode ter sido um facilitador do furto.
Para ele cometer o furto devia conhecer a rotina do posto e ter certeza que as bocas não ficavam bloqueadas. O que o encorajou a cometer o furto.
O procedimento operacional de recebimento de combustível, pode ser uma forma de inibir a ação em outros postos. Ou alguém estava auxiliando no furto, deixando o tanque aberto.
Assim o jovem introduzia uma mangueira ligada a uma mini bomba acionada eletronicamente, possibilitando a sucção do combustível.
Mas ele não contava com a presteza da empresa de segurança que ao realiza o monitoramento no local, achou estranho e chamou a Brigada Militar.
A descoberta do furto de gasolina
Ao chegar no posto localizado na rua Marechal Floriano, no Centro de Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, foi feito o flagrante.
A mini bomba era ligada ao sistema elétrico do veículo, que sugava a gasolina e enchia os galões que carregava.
O jovem foi autuado em flagrante por furto qualificado, foi apresentado na Delegacia de Polícia.
A comercialização de combustível para o consumidor final realizada fora dos postos de abastecimento é crime. Assim como a compra de produto fruto do furto também.
Fique atento ao controle de estoque de combustível, e conforme determina o ANEXO 2 da NR 09 – ANEXO II – Exposição Ocupacional ao Benzeno em Postos Revendedores de Combustíveis, este deve ser realizado de forma eletrônica, confira a nossa Cartilha sobre Benzeno.
Além do controle de estoque, deve ser realizada uma comparação do processo de vendas e a análise diária de perdas e sobras do diariamente.
Eu não recomendo realizar o controle manualmente, mas através de um software que me fornecia alertas de perdas ou sobras, superiores a um valor configurado. Assim eu consegui analisar e acompanhar a gestão de uma rede de postos, sem estar presente, em todos ao mesmo tempo.
Conheça os 5 passos para gestão de posto de abastecimento e evite perdas por furto:
- Controle eletrônico de estoque, através de medições a cada minuto;
- Interligar as leituras de volume com um software de gestão, assim é possível verifica: estoque – vendas+ recebimento a cada 2 horas;
- Configurar alertas eletrônicos via mensagens eletrônicas: e-mail e SMS, em caso de perdas.
- Controle do descarte das amostras testemunhas, quer saber sobre amostra testemunha, acesse aqui.
- Realize auditoria para verificar se a gestão está em conformidade com os procedimentos.
Agleibe Ferreira- Responsável Química.