Vai abastecer? Sua principal preocupação é a qualidade do combustível, não é?

Alguns consumidores após a divulgação de várias fiscalizações que ocorreram em postos de abastecimento começam se preocupam em pagar mais e receber menos. E até pagar por combustível e ser contaminado por um solvente proibido.

Para apurar as irregularidades fiscais em postos revendedores a Receita tenta identificar infrações tributárias comparando os volumes de comercializados com a estimativa e monitorar os volumes.

Quando os postos são fiscalizados a receita verifica se o estoque de combustível está sem documento fiscal, ou a  venda de combustível  sem o pagamento do imposto. E até a falta de emissão de documento fiscal na venda de combustíveis, que é obrigatória, mas ainda tem posto que não emite. Por isto, vai abastecer peça a nota fiscal, é a única forma de permitir este monitoramento  seja realizado.

As fraudes e irregularidades fiscais, além de comprometerem a arrecadação, prejudica a toda a população, também são prejudiciais aos revendedores de combustíveis que atuam corretamente, pois geram uma concorrência desleal.

Mas mesmo sendo crime “adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes, em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei”. conforme o inc. I do art. 1º da Lei n. 8.176/1991. Ainda ocorre adulteração.

Mas quais sãos as principais adulterações nos postos de abastecimento?

No álcool o etanol, uma das adulterações é a venda do “álcool molhado” no lugar do etanol hidratado. O “álcool molhado” é a mistura de etanol anidro, que é misturado à gasolina, com água.

E como você identifica?  Acesse e leia Metanol não é etanol

Análise de Combustível ANP

Já na gasolina que tem o teor de etanol na gasolina é de 27%, mas em alguns casos o produto é encontrado fora da especificação por apresentar quantidade inferior a 26% ou acima de 28%.

Já te explico! Ao realizar a análise o teste tem um erro de mais um  ponto percentual ou menor um ponto percentual. Então se hoje eu fizer a análise é encontrar o resultado de 26% a amostra está dentro dos padrões. O mesmo ocorre se o resultado estiver em 28%.

Mas o grande problema é quando a gasolina é comercializada fora das especificações, apresentando percentual de etanol acima do permitido ou até é a presença de solventes.

Tem dúvida, pede o teste. O testes de Metanol ainda não estão sendo realizados pelos postos, mas a adulteração é comum.

Agora você que tem um carro que funciona com óleo diesel, deve ficar atento. Pois os carros fabricados após janeiro de 2012 só podem abastecer com S10.

Hoje é comercializado S10  que possui a cor amarela e S500 que possui cor vermelho e ambos possuem em seu teor 8% de biodiesel, o que não muda o aspecto do combustível nem interfere em nada no funcionamento do motor.

Em muitos casos ocorre uma contaminação, devido a falta de manutenção dá uma olhadinha no vídeo que encontraram em um posto. Tenho certeza que foi contaminação, entrou água, mas eu conto em outra publicação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *